Mudança de sinal
Caravana do Seja Digital realiza atividade no Getúlio Vargas
Sinal analógico será desligado no dia 28 de novembro
Jô Folha -
Com música, dança, brinquedos e artesanato, a Seja Digital realizou ontem mais uma caravana da TV Digital em Pelotas. E foi no loteamento Getúlio Vargas que moradores puderam tirar dúvidas sobre a mudança do sistema analógico para o digital, se cadastrarem para receber os kits gratuitos e aproveitar a tarde de sol. A Seja Digital é a instituição responsável por operacionalizar a alteração do sinal para garantir o acesso à TV digital. O sistema analógico será desligado no dia 28 de novembro.
"Tenho uma TV e não quero me desfazer dela. O dinheiro é curto", comentou o morador Deraldo Fernandes, 60 anos. Ele integra o grupo com direito de receber o kit gratuito com antena e conversor por ser beneficiário do programa Bolsa Família. Deraldo teve dificuldades para fazer o cadastro pelo telefone e, presencialmente, conseguiu resolver e tirar dúvidas de como vai funcionar o novo sistema. Além de conseguir realizar o cadastro, Deraldo também pode tirar dúvidas sobre a instalação e o funcionamento do novo sinal, já em funcionamento na região.
Ao contrário do que imaginava, o atendimento foi rápido para Josiane Carpes Pereira, 38. Junto com um casal de filhos, o serviço não durou mais de cinco minutos. Atendida embaixo de um gazebo, Josiane pode escolher um horário para a retirada do kit na sede da avenida Bento Gonçalves. "O pessoal aqui é muito atencioso", elogiou a moradora do bairro.
Em Pelotas, já foram entregues 16,8 mil kits. Na região, o núcleo também é responsável pelos municípios de Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório, São Lourenço do Sul e Turuçu. Em todas estas cidades, o número de entregas supera os 31 mil. Ainda faltam ser entregues cerca de 7,9 mil equipamentos em Pelotas e 12 mil na região.
Linguagem cultural
A gerente regional Márcia Cavalcante explica que as caravanas acontecem em todo o Brasil. São atividades nos bairros e próximo das pessoas para dar informações e esclarecimentos sobre a mudança do sinal. "A nossa estratégia, na região sul, é a comunicação através da cultura, de manifestações culturais", destaca a gerente. Além de apresentação musical, de dança e brincadeiras com um palhaço, uma equipe cadastrava novas famílias e dava orientações sobre a instalação, no caso de problemas. Márcia alerta também para que as pessoas não deixem para a última hora, já que o sinal digital já está em funcionamento.
Uma das apresentações seria do rapper Jota Will, que pode divulgar seu novo trabalho, que será lançado em breve. O álbum é chamado "Eu vou buscar o que é meu". "Muito importante pra mim, que posso divulgar meu trabalho aqui na comunidade", disse Will, que também é o mestre de cerimônias das caravanas em Pelotas.
O processo de desligamento do sinal analógico teve início em 2015 e, conforme o cronograma estabelecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1,3 mil municípios terão o sinal desligado até o final do ano.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário